COBERTURA do Mister Shopping

Rua Mister Moore, nº 70, Salas 703-704

Juiz de Fora-MG 

Tel: (32) 3234-9895 - EPAO-M-4806  

Clinica Santer - Santer Centro Odontológico.   

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2016 - Santer-  Todos os direitos reservados

Horário de Funcionamento: 

De segunda a sexta: 8h às 19h

Dentistas  Especialistas. Clínica Odontológica Multidisciplinar localizada em Juiz de Fora-MG

Posts Em Destaque

Uso da toxina botulínica na Odontologia

June 10, 2016

 

Um dos tratamentos mais recentes, empregado na terapêutica odontológica para atenuar problemas de assimetria facial, é a utilização da Toxina Botulínica. A substância, como sabido, é muito conhecida no meio estético por prevenir o envelhecimento. Contudo, possui ação terapêutica e vem sendo utilizada na Odontologia para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Logo abaixo segue a resolução que regulamenta o uso da toxina botulínica na Odontologia:

 

 

 

A toxina botulínica é uma medicação que, injetada em determinados músculos, diminui a amplitude de seu movimento, proporcionado um relaxamento muscular.

A toxina botulínica tipo A (C6760H10447N1743O2010S32) é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que em condições apropriadas à sua reprodução (10°C, sem oxigênio e certo nível de acidez), cresce e produz sete sorotipos diferentes de toxina – conhecidos como A, B, C1, D, E, F e G. Dentre esses, o sorotipo A é o reconhecido cientificamente como o mais potente e o que proporciona maior duração de efeito terapêutico.

Quando a toxina é aplicada, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair e relaxa. Com isso, a pele ganha um aspecto mais sereno.

 

Indicações de tratamentos em que a toxina pode ser empregada:
  • Dor facial – sensação dolorosa provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula. Nessa região está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. A toxina será aplicada diretamente no músculo onde está localizada a dor, evitando-se assim os indesejados efeitos colaterais do uso de medicamentos.

 

  • Cefaleias – a toxina também auxilia no tratamento das cefaleias tensionais, relacionadas ao estado de tensão e sobrecarga, resultante de contratura e espasmos musculares. O uso da toxina prolonga o espaço entre as crises.

 

  • Reabilitação de pacientes com assimetrias – pacientes que tiveram derrame (avc), submetidos a intervenções cirúrgicas, e tratamento oncológico por muitas vezes apresentam falta de harmonia facial com as aplicações do medicamento gradativamente podemos normalizar sorrisos que elevam mais um lado do lábio superior do que o outro assimetrias e recompor a harmonia do sorriso

 

  • Bruxismo – A hiperatividade dos músculos da mastigação desencadeia o atrito entre os dentes, causando o seu desgaste e dor. A Toxina Botulínica age relaxando os músculos da mastigação que estão em hiperfunção, principalmente o masseter e o temporal. Ao aplicar a toxina, a tensão diminui e, assim, o músculo não tem mais força suficiente para promover o atrito entre os dentes, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há qualquer comprometimento motor da boca. É um tratamento eficiente, feito em alguns minutos com agulha fina, como a usada para aplicar insulina, e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes.

 

 

Sorriso gengival – disfunção em que a gengiva é exposta em excesso quando a pessoa sorri. A toxina é aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, até parar de expor a gengiva excessivamente. “Uma das maiores vantagens é que o paciente não necessita ser submetido a procedimento cirúrgico em grande parte dos casos”.

 

 

 

 

 

 

Foto: google

 

  • Implantes Dentários – A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias e o que melhora as condições de osseointegração dos implantes.

 

Contra indicações do tratamento

O tratamento não deve ser indicado para: gestantes e lactantes, bem como ao indivíduo que fez uso recente de anti-inflamatórios ou recebeu nos últimos quatro meses a vacina antitetânica.

O uso da toxina também não é indicado para pessoas que sofrem de depressão, devido ao seu estado emocional, o paciente depressivo pode ser conduzido para um quadro de dismorfofobia, o qual se caracteriza por uma preocupação exagerada ou distorcida sobre a própria aparência, portanto, o paciente depressivo dificilmente ficará satisfeito com o tratamento.

 
Durabilidade do efeito das aplicações

As toxinas são substancias reversíveis, para se evitar qualquer tipo de rejeição ou complicação. Portanto, é necessário realizar o retoque no espaço de tempo entre seis a oito meses, dependendo do caso.

Podemos observar os resultados de 24 horas a 15 dias após a aplicação e pico máximo de ação com 3 meses, após este período teremos a perda gradativa da substancia.

 

 

Cuidados após o procedimento:
  • Após a aplicação da toxina, o paciente deve se manter em posição vertical, sem deitar ou apoiar o rosto, não pode ficar com a cabeça mais baixa que o corpo ou aplicar qualquer tipo de produto no rosto com exceção de água, durante as quatro primeiras horas.

  • Deve-se evitar a realização de atividade física nas primeiras 24 horas.

Obviamente que a aplicação da toxina botulínica na Odontologia é ainda mais segura quando nos referimos à atuação de um cirurgião-dentista devidamente habilitado para administrá-la, com reconhecida experiência para isso.

 

A Santer é uma das clinicas odontológicas pioneiras no uso da toxina botulínica na nossa região e o seu tratamento  será conduzido por profissional devidamente habilitado.

 

Agendamentos devem ser feitos pelo telefone (32) 3234-9895.

 

Seja bem-vindo(a).

 

Please reload

Clareamento com carvão ativado funciona? Existem Riscos? Produzimos um vídeo explicativo. Confira!

August 11, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square