top of page

Já imaginou uma forma de tornar tratamentos odontológicos mais rápidos e precisos para os pacientes? O que no passado parecia um grande sonho ou desejo, já é uma realidade presente em alguns consultórios ou centros odontológicos que utilizam os avançados recursos da odontologia digital em suas práticas e tratamentos. 

 

Ao promover, por exemplo, agilidade e maior eficiência nos tratamentos, os pacientes contam com resultados muito melhores em seus cuidados. Mas do que se trata a odontologia digital?

​O que é odontologia digital?

De forma simples, esse conceito significa a aplicação da tecnologia para otimizar tratamentos dentários diversos.

Desta forma, é possível oferecer mais conforto ao paciente e auxiliar o trabalho do dentista por meio de sistemas e equipamentos que podem tornar os processos mais rápidos e precisos.

 

​Com esses sistemas odontológicos é possível:

  • criar próteses, lentes, facetas dentárias e restaurações sem a necessidade de moldes (tradicionais e desconfortáveis massas de moldagens);

  • simular reparações estéticas e mudanças no sorriso para avaliação do paciente. Maior previsibilidade no tratamento

  • fazer cirurgias guiadas, em que é possível planejar digitalmente a colocação de implantes dentários;

  • realizar uma análise digital mais precisa e aprofundada dos tratamentos mais adequados para cada paciente;

  • confeccionar peças por meio de impressão 3D.

​​

Quais são as principais vantagens da odontologia digital aos pacientes?

A tecnologia aplicada na odontologia digital se tornou uma aliada dos profissionais para que ofereçam o melhor aos seus pacientes. Afinal, é o dever de todo profissional tratar e cuidar dos clientes com as mais novas aplicações digitais, descobertas científicas, métodos clínicos e melhores materiais do mercado.

Além disso, a modernização de diversos processos no consultório pode trazer outras vantagens, como:

  • planejamento mais previsível dos tratamentos — a impressão e escaneamento 3D fazem parte da odontologia digital. É com base em simulações em imagens que é possível fazer uma previsão realista do resultado final de um tratamento e oferecer tratamentos mais eficazes. Dessa forma, o cliente participa mais ativamente do processo de planejamento de seu próprio sorriso;

  • processos mais rápidos — a diminuição do número de consultas por conta da agilidade de planejamento, confecção de peças e processos cirúrgicos, facilita todo o procedimento para o paciente;

  • mais conforto — como a maioria dos tratamentos não necessita da produção de um molde físico por meios tradicionais, todo o processo pode ficar menos invasivo e melhorar a experiência do paciente.

​​A odontologia digital facilita, simplifica e agiliza cada vez mais os tratamentos dentários para pacientes que desejam mudar aspectos de seu sorriso.

​Na Santer, utilizamos o Scanner 3Shape TRIOS, mundialmente apontado como líder em acurácia, conforme estudo feito nos EUA, pela conceituada American Dental Association. 

Ao invés de utilizar as “famosas massas de moldagens”, o Scanner permite que os arcos dentais sejam transformados em um desenho 3D. A partir dessa imagem, o design auxiliado por computador e a impressão 3D, tornaram mais eficiente para o profissional projetar e fabricar restaurações dentárias, coroas dentárias sobre dentes ou implantes, próteses fixas ou móveis, laminados cerâmicos, placas, entre outras soluções de tratamentos odontológicos. 

A odontologia auxiliada por recursos tecnológicos permite aos dentistas projetar, fabricar e instalar próteses dentárias., por exemplo, com maior velocidade e precisão. No processo analógico, tradicional, esse processo pode levar até 3 semanas. A nova tecnologia, no entanto, significa que o paciente pode receber a restauração final em um período mais curto e com maior precisão.​

Impressão 3D na Odontologia: diferencial e pioneirismo Santer. Confira no vídeo abaixo:

Clique abaixo em "quero saber mais" e confira as vantagens da impressão 3D na odontologia:  

bottom of page