Posts Em Destaque

Bichectomia


Bichectomia: o procedimento que melhora o espaço para mastigação e afina o rosto, harmonizando o sorriso.

Feita com o principal objetivo de afinar o rosto, a cirurgia que retira as bolas de Bichat, localizadas em cada lado da boca, pode beneficiar os pacientes que têm o hábito de morder a bochecha. Isso porque a bichectomia melhora sensivelmente o espaço mastigatório e a harmonização orofacial.

As bolas de Bichat são gorduras encontradas no fundo das bochechas. Elas estão localizadas abaixo do músculo bucinador e adicionam volume às bochechas. Como elas não têm um papel vital , sua remoção se dará sem qualquer consequência.

Estas adiposidades quando removidas, produzem um belo contorno facial e um rosto mais estilizado, que sem dúvida irá dar um toque mais harmonioso para o seu rosto.

​​

O que é a bichectomia?

O termo “bichectomia” é derivado de “bolas de Bichat”: concentrações gordurosas localizadas no interior das bochechas, também definidas clinicamente como “corpo adiposo bucal”. Quando essas concentrações se tornam excessivas, a gordura altera o formato do rosto, deixando os seus contornos arredondados ‒ algo que incomoda boa parte das mulheres e diversos homens. A bichectomia é, portanto, uma solução cirúrgica para remover o excesso das bolas de Bichat e transformar os contornos arredondados em traços mais delicados que vão conferir um aspecto mais fino (e, claro, delicado) à face.

Como é feito o procedimento?

Por meio de dois cortes de 1 a 3 cm dentro da boca, nas bochechas, com anestesia local, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. A gordura é tracionada, retirada, e a área é suturada. O procedimento dura cerca de 40 minutos. Não há cicatrizes na face porque as incisões são por dentro da boca.

Para quem é indicado a bichectomia?

Para pessoas com o formato arredondado de rosto, que não estejam satisfeitas com suas bochechas, e por mais que emagreçam continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, magro, afinado e bonito, beneficiando os pacientes que têm o hábito de morder a bochecha. Isso porque a bichectomia melhora sensivelmente o espaço mastigatório e a harmonização orofacial.

Remoção da bola de Bichat (gordura das bochechas) e suas indicações corretivas estético funcionais na Odontologia:


-Harmonização dos contornos da face (ex.Rosto redondo) - Face curta - Assimetrias de face - Pacientes com lesões traumáticas - Pacientes edêntulos - Complemento de cirurgias em outras áreas - Braquicefálico ( rosto quadrado) - perda de dimensão vertical - Pacientes pós AVC localizado - Presença de linha alba (mordeduras de bochecha)

Quais são os cuidados pré-operatórios?

Dependem da saúde geral, idade, e outros fatores intrínsecos para cada paciente em particular, como em qualquer outro tipo de cirurgia na boca.

Quais são as contra-indicações para a cirurgia nas bochechas?

Paciente com o rosto já triangular sem aspecto arredondado e com face longa normalmente não possuem indicação para a técnica.Para idosos e pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, a cirurgia também não é indicada.


Como é o pós-operatório?

O edema acontece e atinge seu ápice em 72 horas. Depois disso, o edema começa a diminuir. Normalmente o paciente já consegue trabalhar após 2 ou 3 dias.

Em quanto tempo o resultado já pode ser observado?

O resultado final do novo contorno do rosto é conseguido de 2 a 3 meses em média, mas muitas vezes com 10 dias já temos a visualização da melhora do desenho da face.

Para a realização do procedimento, o profissional precisa ter conhecimentos anotômicos faciais, conhecimentos cirúrgicos e noções em anestesia local, além disso, tal cirurgia é feita através da cavidade oral. O risco maior durante a cirurgia é atingir o ducto de “Stenon”, algum vaso sanguíneo ou nervo facial, daí ser importante realizar este procedimento com um profissional que conheça a anatomia facial. Tudo isso faz parte da área de conhecimento e domínio do Cirurgião-Dentista, desde que, como em qualquer outro procedimento, esteja devidamente capacitado e com expertise nesse tipo de cirurgia. Além da odontologia, apenas os cirurgiões plásticos faciais estão aptos a realizar este procedimento.


Dúvidas ou maiores esclarecimentos, agende sua consulta de avaliação inicial ( 32) 9115-7110 (Whatsapp).









Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square

COBERTURA do Mister Shopping

Rua Mister Moore, nº 70, Salas 703-704

Juiz de Fora-MG 

Tel: (32) 3234-9895 - EPAO-M-4806  

Clinica Santer - Santer Centro Odontológico.   

Waze Santer - 2.png
youtube-button.png
  • facebook-button
  • instagram-button

© 2016 - Santer-  Todos os direitos reservados

Dentistas  Especialistas. Clínica Odontológica Multidisciplinar localizada em Juiz de Fora-MG