Posts Em Destaque

LENTES E FACETAS: PREVISIBILIDADE NO TRATAMENTO. PROVA ESTÉTICA.






Um perfeito planejamento é a chave para o sucesso de qualquer atividade profissional. Na Odontologia estética, não é diferente. Quando planejamos uma nova arquitetura (tamanho, forma) de um ou mais dentes, a arquitetura de um novo sorriso, vários elementos são aplicados: visagismo, proporção áurea, planejamento digital do novo sorriso (DSD), bem como a simulação do novo sorriso com mockup ou prova estética.


A prova estética é muito eficiente e oferece simulações realistas, realizada com mockups – protótipos, em tamanho e forma próximos aos reais, instalados diretamente sobre os dentes do(a) paciente. É através dela que os detalhes definidos em simulações sobre modelos são transferidos sobre dentes, única forma de observar a real harmonia entre o design de futuras facetas e lentes de contato dental com linhas do sorriso, lábios e gengivas. O momento ideal para verificar se os resultados serão dentes harmônicos e marcantes.

Mockups são precisos para que nenhum detalhe fique de fora dos laminados cerâmicos que serão fabricados. Além disso, também podem ser utilizados como provisórios até o dia da consulta final. Todo o planejamento, expertise profissional e percepção estética da símile designer, especialista em odontologia estética, já começa a ficar evidente no momento da prova estética, podendo o paciente participar, sugerindo alterações, caso queira.


Outro aspecto muito importante proporcionado pela prova estética é sanar às dúvidas do(a) paciente quanto ao número de dentes que serão submetidos ao tratamento com lentes ou facetas e porcelana. Na consulta de avaliação incial, fruto da experiência profissional, percepção estética e anseios do(a) paciente, a símile designer Dra Lucila Cherem, já consegue informar ao paciente, no seu personalizado plano de tratamento, o número de dentes que ela indica para lentes e ou facetas de porcelana (havendo indicação para o tratamento, obviamente).


Entretanto, consideramos muito importante que o(a) paciente participe de todo esse processo, cabendo ao mesmo, decidir, com a previsibilidade que proporcionamos, em quantos dentes irá realizar o tratamento.


O vídeo acima representa um ótimo exemplo para ilustrar o que aqui explicamos. Paciente estava em dúvida se iria realizar o tratamento em 10 ou 06 dentes, na sua arcada superior. Em ambas as opções, os 6 dentes da arcada superior de canino a canino, serão submetidos a lente de contato dental. Entretanto, com 10 lentes (2 lentes a mais em cada lado), fica evidente a correção de imperfeições laterais, além de proporcionar um corredor bucal mais amplo e estético.


Percebam, portanto, a importância de uma perfeita prova estética. O(a) paciente decide com previsibilidade. E aqui na Santer, produzimos um vídeo e entregamos ao paciente, para que ele(a) possa decidir com tranquilidade e profissionalismo.