Periodontia e Endodontia
Por que realizar um tratamento periodontal?
– Remoção de placa bacteriana e cálculos dentários;
– Diminuição do grau de infecção bucal;
– Salubridade dos tecidos
– Cura do processo inflamatório / infeccioso;
– Desaparecimento da supuração e do sangramento gengival
– Melhoria estética das regiões com retração gengival;
– Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes.
A função da gengiva é proteger o meio interno do meio externo. As características principais de uma gengiva saudável são a imobilidade e a cor de rosa dela, mas muitas pessoas têm problemas provocados, principalmente, pela escovação incorreta.
Quem sofre de bruxismo (morde e/ou range os dentes), mordida incorreta, oclusão e placa dental bacteriana, por exemplo, está mais propenso a ter problemas na gengiva, também conhecida por tecido mole.
Nesses casos, os tratamentos mais recomendados são controle dos fatores que causaram o problema e cirurgia plástica periondontal.
Nos casos em que é necessário a remoção do excesso de gengiva sobre os dentes, para melhorar a estética, utilizamos a plástica gengival. Não só o alinhamento dos dentes é necessário para deixar o sorriso mais bonito, mas a estética da gengiva muitas vezes é o caso principal. Rápido e fácil, os resultados da plástica gengival são visualizados logo após o término do procedimento. Modernas técnicas ajudam na recuperação mais rápida pós-operatória. Veja se seu caso se enquadra nesse quesito e converse com nossos profissionais.
Marque sua consulta. Problemas na gengiva nunca mais!
Tratamento endodôntico (canal)
Na Santer, tratamento endodôntico (canal) é realizado com o uso de moderna tecnologia, resultando em tratamentos endodônticos em apenas 1 (uma) consulta (na quase totalidade dos casos) e praticamente sem dor (graças ao sistema rotatório e ao uso do sistema de anestesia odontológica computadorizada, conhecida como "anestesia sem dor".
Por que realizar um tratamento endodôntico?
A indicação do tratamento de canal (endodontia) pode ser em duas situações:
1º) Quando a polpa vital(viva) se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival etc; ou
2º) Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada/morta) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso). No interior de todos os dentes existe um tecido vivo que contém nervos e vasos, chamado polpa dentária. Quando a polpa é infectada por uma cárie ou uma fratura, a polpa se inflama e deve ser removida do centro do dente e dos canais de cada raiz. Uma vez que a polpa é removida, o restante do dente é preenchido com um material especial para obturá-lo.
No Blog da Santer, explicamos as principais dúvidas sobre tratamento endodôntico(canal). Clique no link a seguir e confira: https://www.santer.com.br/single-post/tratamento-canal-juiz-de-fora