CHECK-UP DIGITAL ODONTOLÓGICO

O Check-up Preventivo Digital é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-bucal de alta definição que aumenta a imagem em até 70 vezes. Com as imagens obtidas pode-se, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar uma pequena infiltração ou o início de uma cárie, antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia. (É claro que os exames clínicos e radiológicos também serão realizados durante o check-up). É importante citar que todas imagens visualizadas pelo profissional são mostradas ao paciente, permitindo total transparência. Após o diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados e o plano de tratamento, se necessário. Todas as imagens ficam armazenadas para o acompanhamento da evolução do tratamento.

 

Esse novo recurso da Odontologia Moderna é indicado para pacientes de todas as idades. As crianças são as mais beneficiadas, já que ao realizarem o exame logo na dentição decídua (dentes de leite) e mantendo os retornos periódicos anuais, dificilmente terão que passar pelos procedimentos da Odontologia Curativa (anestesia, restaurações, cirurgias, próteseimplantes).
 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP ?

Quem já teve uma dor de dente sabe o transtorno que ela pode causar. Normalmente o alarme é soado à noite, num fim de semana, numa viagem de férias ou momentos antes de uma importante reunião de trabalho. Será que isso não poderia ser evitado? Certamente sim! Afinal, é melhor prevenir do que remediar.
 

A Odontologia Moderna tem o foco na manutenção da saúde bucal, através da prevenção. Se você pode manter sua saúde bucal em dia, gastando infinitamente menos e tendo satisfação ao visitar o seu amigo dentista? Pense nisso! Nas simples atitudes do dia-a-dia estão as grandes conquistas da sua vida.

A nova filosofia valorizada pela Odontologia Moderna, através do Check-up odontológico visa descobrir as doenças em estágio inicial para que o tratamento seja iniciado imediatamente, evitando grandes sofrimentos, perda de tempo e altos custos. Os equipamentos oferecem diagnósticos precoces de lesões e a detecção de fatores de risco.

 

Para o cirurgião dentista, a utilização do Check-up Odontológico lhe possibilita a realização de diagnósticos precisos, controle preventivo constante, segurança profissional através de um banco de dados de imagens, facilidade de planejamento de casos com equipe odontológica especializada.

 

Todas as especialidades odontológicas estão sendo beneficiadas com o uso dessa tecnologia. O exame possui uma média de 70 a 150 imagens fotográficas com uma câmera intra-bucal, que fotografa os dentes com aumento  de até 70 vezes. Assim, é possível diagnosticar alguns problemas bucais com maior precisão como, por exemplo, cáries de difícil visualização (sulco), trincas de esmalte, infiltrações em restaurações e doenças dos tecidos bucais.

 

A necessidade de outros exames complementares acontecerá de acordo com a necessidade de cada profissional/especialidades. O profissional inicia o diagnóstico com o Check-up Odontológico (Protocolo de execução do Check-up e levantamento periapical completo) e complementa com os demais exames requisitados.

 

O paciente comprova o check-up através das imagens, permitindo total transparência e perfeito diagnóstico.

Moderna Odontologia ao seu alcance:

Tradicionalmente,os profissionais recorrem ao uso do espelho bucal para a realização dos exames clínicos odontológicos. Esse método, pela sua evidente limitação, impede uma perfeita observação da real condição bucal do paciente.


Na Santer, através da Moderna Odontologia, utilizamos, já no exame clinico incial, o CHECK-UP ODONTOLÓGICO DIGITAL. 
 

Compare a foto e o video abaixo e diga qual método você acredita que produz os melhores resultados de observação ou exame clínico?

 

näo fazer

Tradicional método de exame clínico: uso do espelho bucal

Exame clínico exercido na Santer: Check-Up Digital 

Além do check-up odontológico digital, a radiografia digital também representa um importante e moderno recurso utilizado na Santer. Um diferencial no seu tratamento. Confira abaixo:

foto sensor.jpg

A Santer utiliza o moderno recurso da radiografia digital, para a obtenção das tomadas radiográficas (radiografias odontológicas periapicais). A introdução da radiografia digital na nossa prática odontológica, representa uma constante busca da Santer por maior qualidade nos serviços prestados e maior proteção e segurança dos nossos pacientes e equipe de trabalho.

 

Entre os principais benefícios que a radiografia digital oferece, destacamos:

 

Precisão dos resultados. Maior qualidade das imagens obtidas

Com a radiografia digital, a precisão dos diagnósticos aumentou consideravelmente. Isso ocorre porque softwares podem editar a imagem capturada, melhorando a nitidez, o contraste, a densidade e a coloração do exame. É possível também aumentar, cortar e adicionar anotações à imagem. Com isso, a visualização dos elementos radiografados fica muito melhor, em comparação ao método tradicional de radiografias analógicas, que utilizam filmes (películas), reveladores e fixadores.

 

Rapidez na obtenção dos resultados

O processo da radiografia convencional é parecido com o de uma fotografia analógica: o chassi com a tela protege o filme radiográfico onde as imagens são registradas, que é “revelado” ao entrar em contato com líquidos (revelador e fixador), o que demanda um tempo bem maior para a obtenção das imagens. Com a radiografia digital é possível ter o resultado de imediato e com maior qualidade.

 

Menor exposição à radiação

Quando utilizamos a radiografia digital, o paciente é submetido a uma quantidade bem menor de radiação, sem prejudicar a qualidade das imagens. Esse procedimento traz benefícios tanto para o paciente quanto para o profissional.

 

Maior segurança no armazenamento dos arquivos

As imagens da radiografia digital não precisam ser impressas, ou seja, ficam armazenadas no computador. Isso facilita bastante a organização dos arquivos de todos os pacientes do consultório. É possível manter todo o histórico dos pacientes à mão, quando necessário.

 

Menor impacto no meio ambiente

O filme e os líquidos reveladores utilizados na radiografia tradicional contam com chumbo em sua composição, elemento altamente tóxico e muito prejudicial ao meio ambiente. Com a radiografia digital a imagem é enviada diretamente para o software, no computador. Isso significa mais sustentabilidade no consultório e maior qualidade no atendimento.